“o recomeço. o recomeço. o recomeço.”

IMG_0814

A rotina, a meta, o tino literário partem todos do mesmo ponto: o jorro. Já fui menos torta nesse sentido. Acordava cedo. Yoga, meditação, e abria o caderno. Funcionava. Manhãs inteiras. Tardes inteiras. Sem pressa. Agora, mudou. Não é sempre assim o tino, a yoga. A rotina. Faz dois anos, escrever é um ato de sobrevivência e fé (e persistência e café) – depois que o filho dormiu. Direto ao ponto: aproveitar o tempo. Mais pressa. Obrigada. Passei dos trinta. Entortei de vez. É mais simples. Vivo. Vou vivendo.  Então descubro as frases que quero, as histórias que me fascinam.  Tino. Faz parte de mim, desde sempre. A meta. Minha infância: mandíbulas contraídas, fio de suor escorrendo pela testa, pescoço duro. “Tomara que ninguém note”, minha mente ordena, “anote.” Desde sempre. “Grave. Retenha. Memorize.” Obedeço. Agradeço. Solitária, ali, eu e a testa, a perna, a mão, o suor, a respiração paralisada para não perder nada de uma conversa alheia. Inventada. Ah, minha rotina: uma eterna dúvida alucinada. Mas, sei lá. O escritor é sempre um enigma. Se eu contar tudo em dois mil toques, estraga. Vou tentar. Vou inventar uma resposta. É assim: sento no banco da praça e deliro. Preencho cadernos, piro. Fácil. Saco meus óculos escuros e decido: é agora. Yoga. Cerveja. Coragem. Caneta. Cadê a caneta? Um lápis. Ah. A dúvida, o delírio, o dia seguinte, o sono do filho, o recomeço. O recomeço. O recomeço.

– Katherine Funke para o blog 2 mil toques  / dez.2014 / reblogando

foto: Katherine Funke / Joinville, abril 2016.

 

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

