dez livros que ocuparam minha cabeceira em 2013

Terça-feira de cinzas. Chuva, café, fumaça de um incenso sumindo por dentro de camadas de nuvens, meu reflexo no espelho da janela, um só cinza em processo de desmanche.

Nada pra fazer? Ao contrário. Pendências demais. E agora que o ano vai começar, depois do Carnaval e tal, isso me assombra terrivelmente.

Mas acho que ainda é tempo de falar de dez livros que ocuparam minha cabeceira em 2013.

E no entanto, faço essa lista como se a deletasse; é estranho: como se desejasse com urgência outro apanhado de livros que a substituísse imediatamente (o que me acalma é que já tenho em poder de minha memória três fortes concorrentes para a lista de melhores títulos lidos em 2014).

Mas, lá vai. Lá vai o registro de uma época, antes que a sequência de dias de chuva e cinzas a apaguem da minha memória.

Incluí lançamentos e títulos mais antigos, e estão na ordem em que me apareceram à cabeça, pois depois de tentativas frustradas de sistematização, desisti de organizá-los.

Fracassei sem problemas, contudo, porque qualquer um desses poderia ser o número um.

.1
MARTIN EDEN, de Jack London.
(romance)

.2
O AMOR DE UMA BOA MULHER, de Alice Munro
(contos)

.3
VIDA QUERIDA, de Alice Munro.
(contos)

.4
JANELA PARA O MAR, de Alcides Buss.
(poesia)

.5
A TRISTEZA EXTRAORDINÁRIA DO LEOPARDO-DAS-NEVES, de Joca Terron.
(romance)

.6
BARBA ENSOPADA DE SANGUE, de Daniel Galera.
(romance)

7.
SATOLEP, de Vítor Ramil.
(romance)

8.
HISTORIAS DE CRONÓPIOS E FAMAS, de Júlio Cortázar.
(contos)

9.
DEIXA FICAR, de Mario Levrero.
(romance)

10.
CARNE FALSA, de Patrícia Galelli.
(contos)

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

