mil e uma na Feira de Frankfurt

Joca Terron ouve seu conto em alemão ao lado de Sérgio Sant'Anna / foto: Katherine Funke
Joca Terron ouve seu conto em alemão ao lado de Sérgio Sant’Anna / foto: Katherine Funke

Fotógrafa, blogueira, ouvinte, caçadora, jornalista, leitora, escritora, poeta. Tudo isso fui eu na Feira do Livro de Frankfurt, e acho que esqueci de mencionar a função contemplativa, ou seja, moça-brasileira-babando pelos corredores, entre sorvetes deliciosos, editoras incríveis, agentes literários generosos e sedes infinitas.

Pela foto vocês já podem entrar um pouco mais no caleidoscópio da minha cabeça: estava mais ou menos neste estado de espírito ao ouvir Joca Reiners Terron e Sérgio Sant’Anna falando de seus contos que, na ocasião, eram lidos integralmente em alemão por uma simpática amante estrangeira do que a gente faz nesta imensa Terra Brasilis.

Imensa & calma, posto que apesar do discurso político de Luiz Ruffato, refestelou-se de caipirinha e festas, homeneageada que era deste ano no maior evento internacional do mercado de publicação de livros.

Também tive minha parcela de aproveitamento da coisa, desde as inúmeras saladas de frutas grátis no pavilhão brasileiro ao contato direto com executivos da Amazon e da Kobo falando de auto-publicação e livro digital (durante a Contec, conferência realizada dia 8/10, no hotel Marriot, perto do Exibition site onde rolava a “Frankfurter Buchmesse.”

Meu conto traduzido para o alemão está no livro com capa à Carmen Miranda, da editora Klaus Wagenbach, de Berlim
Meu conto traduzido para o alemão está no livro com capa à Carmen Miranda, da editora Klaus Wagenbach, de Berlim

Fiquei feliz em ir ao lançamento de um livro editado em Berlim, pela editora Klaus Wagenbach, que contém contos de jovens autores brasileiros (Santiago Nazarian, Paloma Vidal, Joca Terron, Daniel Galera, Michel Laub) e dois baianos: João Filho e eu, que na verdade nasci em Santa Catarina mas adoro a Grande Mãe Bahia, onde moro desde 2003.

Quisera eu ter tempo de compartilhar agora mais coisas sobre Frankfurt e tudo o mais, mas no momento não posso. É que estou de saída para ministrar a primeira aula da Oficina de Contos em Lauro de Freitas (http://oficinadecontos2013.wordpress.com), no Cine-Teatro de Lauro de Freitas.

Mas, por ora, podem ler o que escrevi durante a feira para o blog da Solisluna Editora (http://blog.solislunaeditora.com.br) : e em breve publicarei lá um relato mais longo.

Até!

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

