notícias do meio do caminho

capa-viagens de walter

Agora que todo mundo pode ler meu recém-parido romance “Viagens de Walter” (há exatos cinco dias disponível para download grátis no site da Solisluna Editora), despeço-me pouco a pouco da “Santa e Bela” Catarina para voltar à Bahia daqui a outros exatos cinco dias…

Do meio do caminho, paro tudo nesta noite fria para deixar neste blog o registro de uma saudade do que fica, ao mesmo tempo de uma ansiedade pelo que vem. É quase uma maresia o que sinto: as águas ainda se movimentam embaixo dos meus pés e estes mesmos pés já estão em terra firme, na estrada de novo…

registro do projeto Viagens na Barca - maio/2013 - foto: Daniel Starling
registro do projeto Viagens na Barca – maio/2013 – foto: Daniel Starling

O tempo passou muito rápido – rá, que obviedade para se dizer, eu sei. Mas esses seis meses de longas noites de insônia produtiva me amadureceram um bocado como escritora, como cidadã e mesmo como andarilha: transportei quase toda a minha vida da Bahia para cá e agora tenho de arrumar tudo de novo para retornar.

Levo desse semestre muitas lembranças boas, especialmente da convivência com a comunidade da Biblioteca Barca dos Livros, em Florianópolis. Agradeço pela oportunidade proporcionada pela Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Funarte, e a todos os que conheceram e acompanharam o projeto Viagens na Barca.

Falei de como valeu a pena ter “levantado âncora” para o jornalista Rubens Herbst, neste post do blog Orelhada do jornal A Notícia, no mês passado, e também para o escritor Davi Boaventura, nesta entrevista publicada no blog de literatura do iBahia.

grupo do primeiro sarau do Viagens na Barca, em Florianópolis / foto: Marina Moros
grupo do primeiro sarau do Viagens na Barca, em Florianópolis / foto: Marina Moros

Agora me vou. Preciso terminar o relatório final para a Funarte. Há dias sei disso e não consigo me concentrar, quase por não querer que o projeto tenha fim. Mas é assim… devo pensar como aconselhou-me a coordenadora geral da Barca, Tânia Piacentini: que venham muitas e muitas “viagens” ainda, muitas outras viagens na Barca dos Livros para mim e para todos os que puderem conhecer esta movimentada, inspiradora e lúdica biblioteca.

*

cartaz da oficina de contos
Fechado o relatório da Funarte, também tenho de selecionar, entre mais de cem inscritos, os vinte participantes da Oficina de Contos que vou ministrar em Lauro de Freitas de outubro a dezembro.

Selecionar pessoas talentosas e cheias de vontade de aprender não é tarefa fácil. Estou acompanhando os formulários de inscrição e a maior parte dos interessados apresentam verdadeira força para o conto. Posso sentir em suas palavras, em seus blogs, em seus modos de tentar chamar a atenção para como podem dominar a palavra e transmitir múltiplos sentidos em poucas linhas.

Espero ser justa na escolha e não desmotivar ninguém por essa impossibilidade de atender a todos. Há muitos talentos bastante lúcidos e inteligentes. O resultado da seleção sai na semana que vem.

kf-em floripa-2013

Pronto. Terminei o café e também este post. Para finalizar, mais uma vez quero agradecer a todos os que entraram na minha vida nos últimos meses aqui em Santa Catarina, assim como àqueles que sempre têm me apoiado… fiz uma super lista no final do romance, então não vou repetir aqui. Mas a cada um de vocês – família, amigos, editora – um abraço maior, bem maior do que eu.

Deixo registrado também o link desta matéria publicada no jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, na véspera de lançamento de “Viagens de Walter“.

*

*

*

p.s.: ainda falta publicar as fotos do evento de lançamento de “Viagens de Walter”. Foi realmente uma noite muito linda, com a presença de mais ou menos 50 pessoas que vieram conhecer o livro e ouvir os músicos Rodrigo Olsen Lubi, de Curitiba (PR), e seu repertório instrumental caprichado ao violão; e Tiago Aziz, de Salvador (BA), agora novo habitante do Ribeirão da Ilha, em Floripa, com seu projeto Tiago Aziz & Seres Celestiais Basslines. Rolou até uma interação estética Bahia/Paraná, com um duo dub e a inserção de didgeridoo, por Aziz, em uma peça interpretada por Lubi…ainda não deu tempo de organizar as fotos. Mas já-já, aqui no blog, com certeza! Aos dois, meu muito muito obrigada – a noite não seria tão linda sem vocês.

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

