90 anos sem Proust

marcel proust tocando air guitar com uma raquete

Não curto muito esse negócio de comemorar ou lembrar da data de morte de alguém. Contudo, é inevitável, por toda parte fazem isso. Inclusive com gente que fica esquecida por um tempão, enquanto a distância de sua morte em anos não completar uma dezena cheia novamente.

Bem, de qualquer forma, tem um aspecto positivo. Eu costumava dizer, na minha infância, que estar no céu era sempre ser lembrado. O inferno, por outro lado, equivalia a nunca mais fazer parte de nenhuma memória, conversa, sonho. Apenas uma teoria, uma maneira de me conformar da morte súbita e prematura do meu pai – mas acredito nela até hoje.

Então, hoje, Proust está no céu porque muitos se lembraram de que passaram-se exatos 90 anos de sua morte. E eu estou no céu porque conheci, em 2011, um livro magnífico a respeito da contribuição desse escritor. É “Como Proust pode mudar sua vida“, de Alain de Botton.

Um belo estudo, enriquecedor, informativo, poético, reflexivo. E também uma brincadeira com o gênero da auto-ajuda e também uma terna e inteligente provocação aos que acreditam que esse (ou qualquer outro) escritor/autor seja capaz de mudar uma vida.

Chega de adjetivos. Se estivesse com o livro do lado, diria mais. Mas dei de presente. Então, por hoje, fica somente a dica.

E a famosa foto dele tocando air guitar com uma raquete…

Anúncios

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

2 comentários em “90 anos sem Proust”

    1. O que te faltou saber, ó, leitor exigente? Sugiro buscar o livro de Botton para ler algumas coisinhas bacanas sobre a obra de Proust. Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s