em doses mínimas

Surpresas boas acontecem. E às vezes em uma manhã de domingo.

Depois de uma demorada leitura na edição impressa do Rascunho deste mês, sento-me para começar a escrever. Antes da solidão criativa, decido checar emails. Vício, coisa e tal. Eis que me deparo com um longo comentário sobre meu livro de contos “Notas mínimas” (Solisluna, 2010). De repente, não mais que de repente. E de um desconhecido!

Um leitor! Um leitor! Um leitor deve ser comemorado com fogos de artifício. Um leitor crítico, ainda mais!

O escritor que diz que não se importa com o leitor, ou com a crítica, ou com o que os outros pensam sobre o que faz, está mentindo. Não devemos pautar nossas linhas por esses fatores (ao contrário!) mas, quando acontecem, nos alimentam de um modo ou de outro: com estímulos, com sugestões, com provocações ácidas, com perguntas indiscretas…

Bem, o referido leitor não só gostou do livro, como decidiu escrever um longo comentário! Segue um trechinho:

“Notas mínimas” nos remete à música. Notas (símbolos correspondentes aos acordes musicais) mínimas de expressão com pouco recurso que soam como minimalista – movimento dos anos sessenta que ficou só entre os pintores e músicos – quase como um libreto para ópera.”

O texto completo está publicado nos comentários da página sobre o livro. Preciso dizer que ganhei o dia, a semana, o mês? Muito grata, seu moço*. Que você sinta a mesma felicidade que me proporcionou. Um email desses nos deixa alucinadamente felizes – tanto, ou mais, que fila em noite de autógrafos!


* p.s.: nessas poucas horas entre a publicação original deste post e este adendo, troquei emails com o autor do texto: Aloísio Andrade. Não o conheço mesmo, de fato. Pessoa bacana. Escreveu o texto para o edital de estímulo à crítica de artes, da Funceb. Disse que lutou para achar o livro. “Encontrei na biblioteca do Rio Vermelho que uma menina tinha deixado na hora em que cheguei”. Que figura! Mais uma vez, muitíssimo grata!

Anúncios

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s