em tempo de listas…

É tempo de listas: os cem mais da década, os dez mais do ano, os cinco mais do fim de ano. Eu tenho cá comigo uma lista muito pessoal dos melhores livros que li nos últimos tempos – acho que a maioria deles nos últimos dois anos. Nem todos são da última década…

Arrisco compartilhar, sem muito pensar, como quem abre uma cerveja antes do almoço. Segue em ordem aleatória, sem que os números signifiquem qualquer hierarquia… e provavelmente estão faltando nomes, títulos (alguns eu emprestei, outros tomei emprestado, então não os vejo no momento…)

Enfim! Vão me desculpando. Todas as listas possuem essa porcaria de defeito: são incompletas por essência.

1. O caderno vermelho – Paul Auster. (contos)
2. As certezas e as palavras – Carlos Henrique Schoereder. (contos)
3. A estrada – Jack London. (contos)
4. Iniciantes – Raymond Carver. (contos)
5. Estranho estrangeiro: Fernando Pessoa – Robert Bréchon (biografia)
6. Cidade pequena, cidade grande – Jack Kerouac (romance)
7. Satolep – Vitor Ramil (romance).
8. O bandido que sabia latim: Paulo Leminski – Toninho Vaz. (biografia)
9. Força estranha – Nelson Motta. (contos)
10. Pó de parede – Carol Bensimon. (contos)
11. Sonho interrompido por guilhotina – Joca Reiners Terron (contos).
12. Retro-retratos – Celina Portocarrero. (poesia)
13. Macromundo – Wladimir Cazé (poesia)
14. Cadernos da noite – Alcides Buss (poesia)
15. Cartas a Théo – Vincent Van Gogh (documento).
16. Travessia de verão – Truman Capote (romance).
17. Meiaoito – Flavio Braga e Luis Daltro (contos).
18. Stefan Zweig no país do futuro – a biografia de um livro – Alberto Dines (biografia)
19. Doutor Pasavento – Enrique Vila-Matas (romance)
20. O Chapeleiro Maluco – Alberto Manguel (ensaio).

* * *

Tenho também uma imensa lista de títulos que comprei, ganhei, troquei ou tomei emprestado e ainda não pude sequer abrir, mas sei que são muito bons, e que me esperarão sem sofrer tanto com a passagem do tempo, pois são verdadeira arte…então, se não estão na lista acima, é mais por defeito meu (que ainda não os li) do que deles. A meta para 2011 é ler ao menos um livro por semana…

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

