(( k_f)) truman capote, mestre

“Excitação – uma variante do coma criativo – dominou-me. Na volta para casa eu me perdi, andei em círculos no meio do mato, pois em minha mente o livro inteiro se configurava. Normalmente, quando uma história me ocorre, ela simplesmente chega, ou parece chegar, in toto: um longo e demorado raio que obscurece o mundo trangível, chamado de real, e deixa iluminada apenas aquela passagem súbita pseudo-imaginária na qual a cena vívida inclui pessoas, vozes, quartos, climas, atmosfera. E tudo isso, ao nascer, parece um filhote de tigre bravo, furioso. É preciso acalmar e domesticar o bichinho. Claro, esta é a principal tarefa do artista: domar e dar forma a uma visão criativa em estado bruto”.

(p. 16 do livro Os Cães Ladram, L&PM).

Um dos meus grandes mestres da escrita e do jornalismo é Truman Capote. Tudo bem que ele inventou uma parte-chave de seu “A Sangue Frio” (quero dizer – foi incorreto do ponto de vista jornalístico, mas em nada afeta a qualidade literária da obra).

Nesse site – http://www.capotebio.com/ – há uma possibilidade de se ganhar um dos livros dele, “The Complete Stories of Truman Capote”, apenas citando-se o link. Fica a dica para os amigos que também gostem do mestre…

Bem, o fato é que, no início de agosto, faço aniversário e estou aceitando de presente toda a biblioteca de Capote. Pode ser em inglês, em português, livro velho, livro novo, o que for… Hehehe. Digo isso sem qualquer pretensão… Mas não custa fazer o teste… se isso funcionar, este blog noticiará, com certeza!

Truman Capote em foto de Irving Penn
Truman Capote em foto de Irving Penn
Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

