(( k_f)) raymond chandler & a metafísica do velhinho

Li hoje, de uma sentada (ou melhor, deitada, pois estava na cama, a me curar de uma gripe), o pocket “Pra sempre ou nunca mais (Playback)”, de Raymond Chandler. É um conto de aventura, cheio de ação, tiros e socos; o herói leva a mocinha para a cama e a secretária do chefe também, etc etc…

E tem final feliz – constituindo um excelente entretenimento para quem quer esquecer de uma dor de garganta, por exemplo – mas o fato é que possui umas partes verdadeiramente loucas & mesmo poéticas, como quando um velhinho de 80 anos tenta fazer o protagonista entender sua forma de ver da vida, em um surpreendente discurso no meio de um diálogo detetivesco:

“Muito poucas coisas dão alegria a um homem da minha idade. Um beija-flor, o modo extraordinário como se abre um botão de estrelícia. Por que em certo ponto de seu florescimento o botão se volta para os ângulos corretos? Por que o botão se abre de modo tão gradual e porque as flores emergem sempre numa ordem exata, de modo que a extremidade fechada e aguda do botão pareça com um bico de pássaro e as pétalas azuis e laranjas com o bico de ave-do-paraíso? Que estranha divindade criou um mundo tão complicado quando poderia, presumivelmente, ter feito um tão simples?”

Não é nem de longe a melhor parte do livro, mas gostei. Um pouco estranho essa pergunta em meio a toda a misteriosa trama. Não faz sentido. E, no entanto, o final do livro revela uma felicidade simples. Tudo termina bem. Pode ser simplório para algumas pessoas, mas me pareceu ótimo, quase um remédio contra a gripe.

E terminou com essa frase: “O ar estava repleto de música”. Na mesma hora em que a li, alguém começou a tocar piano aqui em casa. Era o amigo Gerald, do qual falei nos primeiros posts desse blog, a brindar o final feliz com ainda mais felicidade, ele e sua voz rouca de Tom Waits punk.

Anúncios

Autor: katherinefunke

http://twitter.com/micronotas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s